Quantidade de Páginas visitadas

BAIRRO ALTO

Terminal do Bairro Alto

O Bairro Alto é um bairro da cidade brasileira de Curitiba, capital do estado do Paraná. Está localizado em uma das áreas mais elevadas da cidade, o que explica seu nome. A área onde nasceu o bairro era propriedade da família Castilho, que iniciou o loteamento em 1940, numa época em que a região era cortada por diversos riachos.
O Parque Histórico de Curitiba, também conhecido como Parque Histórico da Vilinha se encontra às margens do Rio Atuba e marca um local onde se fixaram os primeiros colonizadores portugueses no século XVII em Curitiba.

HISTÓRIA

Rua José de Oliveira Franco - 1976

Em 1649, Ébano Pereira teria comandado uma expedição exploratória para subir os rios e atingir o Primeiro Planalto Paranaense em busca de ouro, recrutou homens de Paranaguá e estabeleceram-se, inicialmente, na margem esquerda do rio Atuba. Inúmeras "vilinhas" de garimpeiros portugueses foram criadas na região, porém, com o fim do ouro de aluvião, muitas delas desapareceram.


CENTRO CULTURAL VILINHA

Centro Cultural Vilinha

A fachada - construída em 2007 - remete as arquiteturas portuguesas do século XVII, nas cores branca e azul. Construído em 2011, a estrutura possui salas para exposições, feiras de artesanato, banheiros e um palco para apresentações artísticas.

A área destinada ao parque foi doada pelos seus então proprietários Max Sesselmeier Aichner e sua mulher Irene Trentin Aichner, e Anacleto Busato e sua mulher Terezinha Próspero Busato à prefeitura de Curitiba em 1967. Em 23 de março de 1972 o então prefeito Jaime Lerner assinou um decreto que determinava a criação do Parque Histórico de Curitiba. O monumento em homenagem aos portugueses foi construído em 2007, e finalmente entregue em 2011, reinaugurado mediante revitalização da área. Na área de 15.600m² se encontra o Centro Cultural Vilinha, possui dois lagos, bosque, pista de caminhada, quadras esportivas, academia para a terceira idade e um playground.

LENDA DE NOSSA SENHORA DA LUZ
Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

A lenda de Nossa Senhora da Luz (padroeira de Curitiba) é um mito sobre a fundação de Curitiba. Haveria uma imagem de Nossa Senhora da Luz, localizada na capela do primeiro vilarejo da região, a Vilinha, ainda às margens do Rio Atuba. Todas as manhãs esta imagem estava voltada para uma dada direção.
Interpretando como uma vontade divina, os portugueses teriam feito contato com o cacique dos índios tingüi, o cacique "Tindiquera". Este teria localizado o novo local e colocado uma vara no chão, dizendo "Coré Etuba", com o significado de "muito pinhão". Desta vara teria brotado uma frondosa árvore, sendo este o marco zero (Praça Tiradentes) da cidade de Curitiba.










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito